Arquitetura

São Paulo merecia receber um projeto elaborado por um dos escritórios mais admirados do mundo. Por isso, São Paulo Corporate Towers convidou Pelli Clarke Pelli para desenvolver seu primeiro projeto arquitetônico no Brasil, em um dos principais centros financeiros da atualidade. Um destino desenhado com os olhos no futuro para a construção de um marco.

Mais que um prédio, uma escultura.

Sua arquitetura moderna foi desenhada para ser apreciada de diversas perspectivas. Com duas torres dinâmicas, que, segundo Pelli, dançam suavemente em meio a uma grande área de espécies nativas da Mata Atlântica, o empreendimento ressalta o espírito brasileiro alegre e contemporâneo, integrando uma escultura ao ambiente da cidade.

desenho pelli arquitetura

Pelli Clarke Pelli

arquitetura pelliCom um portfólio que contempla desde centros acadêmicos, bibliotecas, museus, centros de pesquisas e residenciais até centros comerciais exclusivos para empresas, instituições e agências governamentais, conquistou centenas de prêmios mundiais de design, incluindo o prêmio mais importante para a Arquitetura – o American Institute of Architects's Firm Award.

Podemos dizer que a sustentabilidade está no coração de Pelli Clarke Pelli. Seu escritório em New Jersey é considerado um dos 50 primeiros edifícios que receberam a Certificação LEED no mundo.

E, após projetar grandes obras para diversas partes do mundo, como o Bloomberg Tower e o Petronas Towers, Pelli Clarke Pelli combinou tecnologia, engenharia, sustentabilidade e design em um projeto único, feito especialmente para o Brasil.

Qual o diferencial deste projeto em relação aos últimos desenvolvidos pelo escritório?

Tudo o que desenvolvemos é uma resposta única às necessidades, às circunstâncias e às oportunidades artísticas de cada projeto. A localização da São Paulo Corporate Towers é muito especial e inusitada. O fato de os dois prédios serem vistos de todas as direções nos levou a desenhar formas esculturais que, ao mesmo tempo, fossem eficientes e práticas. O vidro leve da fachada exterior é visto como fitas que envolvem em espiral os prédios. O prédio incorpora as mais recentes tecnologias tanto em sua engenharia e sistemas quanto em seu design.

Como foi desenhar o primeiro projeto do escritório para o Brasil?

Nosso primeiro projeto no Brasil tem sido muito excitante. O design final que tentamos expressar no projeto foi inspirado na energia, no otimismo e na beleza natural com que tivemos contato no Brasil. Ele, sem dúvida, estabelecerá uma nova aspiração aos prédios comerciais em São Paulo.

Qual a importância da existência de um paisagismo com espécies nativas da Mata Atlântica no projeto? E como ela influenciou suas escolhas em uma área extremamente comercial?

Quando visitamos a localidade do projeto, em 2009, uma das mais fortes impressões que tivemos foi a quantidade de árvores antigas preservadas, que, mais tarde, descobrimos terem sido plantadas pessoalmente pela família Camargo e preservadas através dos anos. Essa impressão nos inspirou a recriar a paisagem de uma forma nova e ainda mais especial. Então, reintroduzimos a "Mata Atlântica", resgatando a diversidade de plantas e celebrando um dos habitats naturais mais especiais do mundo. Assim, o design combina as mais avançadas engenharias e tecnologias para prédios com a rica herança histórica da cidade de São Paulo.

Se você descrevesse este projeto em três palavras, quais seriam? E se fosse descrevê-lo em uma frase?

Composição dinâmica, formas esculturais e tecnologia inteligente. Em uma frase, seria: um casamento entre tecnologia e natureza.

Qual o maior benefício para aqueles que estarão transitando, convivendo e se relacionando com o projeto diariamente? E para São Paulo?

Existem muitas qualidades especiais para esses prédios que os tornarão ainda mais desejáveis. Mas a experiência única e marcante dos prédios será chegar a eles todos os dias, muito diferente de chegar a um típico prédio comercial urbano, onde as pessoas irão encontrar um oásis verde e sombreado localizado em uma região comercial cada vez mais densa e urbanizada. Para São Paulo, a forte conexão com parques e jardins é o maior responsável por proporcionar um ambiente natural que contrasta e alivia o ambiente urbano.

Como este projeto deseja ser visto e reconhecido no futuro?

Como um novo e contemporâneo símbolo de São Paulo, como belas esculturas urbanas que são atemporais em sua composição e como um maravilhoso oásis na cidade.

Arquitetura